LOCOMOTIVA DO NORDESTE: 99% DOS EMPREGOS GERADOS ENTRE JANEIRO E FEVEREIRO ESTÃO NA BAHIA

Da Jordânia, onde acompanha o presidente Lula na missão ao Oriente Médio, o governador Jaques Wagner comemorou o resultado da pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgada pelo Ministério do Trabalho. A Bahia responde por nada mais de 99% do saldo de empregos de toda a região Nordeste no primeiro bimestre deste ano: 20.512 dos 20.543 novos postos de trabalho estão no estado governado pelo petista. “Tenho dito que desejo ver a Bahia como a locomotiva do Nordeste, e os números mais recentes da nossa economia estão mostrando que o esforço conjunto do governo, na parceria com o governo federal, dos empresários e dos trabalhadores baianos, consolida a nossa posição de liderança”, disse Wagner. Ele e o presidente Lula receberam a notícia há pouco, quando chegavam para um jantar oferecido pelo Rei Abdullah II e pela Rainha Rania à comitiva brasileira.

O balanço de admissões e demissões de fevereiro é o melhor desde que a pesquisa começou a ser feita, com saldo positivo de 6.088 postos de trabalho. Somado ao resultado de janeiro, o bimestre registra um número recorde para o período, com 20.512 novos empregos – nada menos que 99,84% de todos os empregos gerados nos nove estados nordestinos. Os números nacionais contabilizam 209.425 novos empregos em fevereiro e 390.844 no bimestre. A construção civil mantém a ponta como o setor que mais empregou, com saldo de 2.766 contratações em fevereiro. A indústria registrou 1.505, o comércio teve 1.324 admissões a mais que demissões e o setor de serviços, 1.198.

Para o governador Jaques Wagner, que na semana passada comemorou o crescimento de 1,7% do PIB baiano em 2009, os números do CAGED só reforçam a tese do acerto do investimento na área social. “Apesar da crise, alcançamos o recorde histórico de investimentos, com R$ 1,32 bilhão aplicados prioritariamente na infraestrutura social, e isso nos garante dinamizar a economia enquanto resgatamos direitos essenciais como o acesso a água”, analisou o governador. Wagner vibrou ainda com o que considera um grande êxito de sua estratégia de governo: a desconcentração das oportunidades. O município que mais gerou empregos foi Feira de Santana (1.248), seguido de Camaçari (1.002), com Salvador na terceira posição (893).

%d blogueiros gostam disto: