Governador participa de seminário da cebola no São Francisco

O governador Jaques Wagner participou, nesta quarta-feira (3), da abertura do 22º Seminário Nacinal da Cebola (Senace) e do 12º Seminário da Cebola do Mercosul. Os eventos acontecem simultâneamente nestas quarta e quinta-feira (3 e 4) em Casa Nova, município a 572 km de Salvador, no território do Sertão do São Francisco.

A importância dos eventos reside no fato de que a Bahia é o segundo maior estado produtor de cebola no Brasil ao lado de Pernambuco. Aqui a cebola é produzida em 40 municípios, dos quais Casa Nova se destaca por ser a maior cidade produtora do estado, conhecida como a capital da cebola no Nordeste. São mais de 3,6 mil hectares plantados no município, o que corresponde a 34% do total de plantação de cebola da Bahia.

O presidente da comissão organizadora do Senace, Pedro Cavalcante, afirma que a região do São Francisco concentra cerca de 50 mil produtores de cebola. "Por isso que este evento e a participação do governador são tão importantes. Aqui o pequeno produtor vai poder entrar em contato com as novas tecnologias e informações atualizadas sobre o plantio da cebola".

Os pequenos produtores, de fato, são os principais beneficiados com o evento. Em 2009, estes agricultores foram responsáveis pela geração de 60 mil empregos diretos e indiretos distribuídos nos diversos elos da cadeia de produção. Isto movimentou na região cerca de R$ 134 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

%d blogueiros gostam disto: