Duplicação da planta de biodiesel da Petrobras vai gerar renda para 35 mil produtores familiares

O programa Conversa com o Governador desta semana, produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado (Agecom), traz informações sobre a duplicação da usina de biodiesel da Petrobras em Candeias, inaugurada há 18 meses pelo Presidente Lula, sobre a inauguração do Gasene, que será realizada ainda este mês, das viagens do governador ao interior do estado, para entrega de obras e assinatura de novos compromissos, além da visita do presidente Lula, na sexta-feira, à região do São Francisco. “Estamos contratando 35 mil produtores da agricultura familiar na área da mamona, na área do dendê, na área do caroço do algodão, e, portanto, esse é um contrato que é festejado em Candeias, mas é também comemorado em todo o interior do estado”. O governador lembrou que os produtores têm garantia, durante cinco anos, da compra do seu produto pela Petrobras Biodiesel.

Sobre a duplicação da usina de biodiesel, Wagner disse que não é só importante para os trabalhadores da fábrica. Segundo ele, a duplicação da planta vai gerar emprego e renda na agricultura familiar da Chapada Diamantina, de Irecê, de Serra do Ramalho, entre outras regiões. “O biodiesel é bom porque é uma energia limpa e é melhor ainda porque é a redenção do semiárido do Nordeste brasileiro, na medida em que os agricultores familiares conseguem vender o seu produto para uma grande empresa como a Petrobras, e com garantia de preço”, analisou.

Gasene – O gás natural também foi pauta do programa Conversa com o Governador. “Tivemos a assinatura de vários convênios de utilização do gás natural que vai estar disponível na Bahia a partir do final deste mês de março, quando o Presidente Lula vem aqui para a inauguração do Gasene, que é o gasoduto que trás o gás natural do sul do país até Catu, aqui no nosso estado”.

O governador disse que estas obras são a preparação da Bahia para receber mais desenvolvimento e infraestrutura para garantir o crescimento e a distribuição de renda no estado. “Isso tudo é responsável por esse sucesso que foi o mês de janeiro: 14 mil novos empregos com carteira assinada. E eles vêm da agricultura familiar, da construção civil, da ampliação dessa refinaria de biodiesel lá em Candeias”, enumerou.

Sobre as viagens, Wagner lembra das 12 cidades do interior da Bahia que foram visitadas na última semana. “É um trabalho grande, uma energia grande, um volume de obras muito grande, onde a gente tem ido entregar, fiscalizar obras, assinar novos convênios. Comprometermo-nos em todas as áreas: saúde, educação, estrada, habitação, acesso à água”, comentou.

Entre as ações compreendidas nestas viagens, o governador destacou a BA-233, de Ipirá até Itaberaba. “A gente fez uma obra definitiva. Foi um investimento de R$ 32 milhões nos 74 quilômetros de estrada. E eu tenho certeza que ela vai ajudar muito ao desenvolvimento daquela região”.

Wagner disse ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem à Bahia, na sexta-feira (5), para inaugurar novos projetos no perímetro irrigado no Vale do São Francisco, que são compromissos do presidente com a gente da Bahia. “A transposição está aí, levando água para os irmãos nordestinos e, ao mesmo tempo também, beneficiando com saneamento no Vale do São Francisco. E agora com mais uma inauguração que vai gerar emprego e renda para nossa gente”, afirmou.

O programa Conversa com o Governador é veiculado toda terça-feira pela rádio Educadora FM 107,5 Mhz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página http://www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e pelo 0800-071-7328.

%d blogueiros gostam disto: