MENSAGEM DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER A0S 185 ANOS DA PM

185º ANIVERSÁRIO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

MENSAGEM DO EXMO. SR. GOVERNADOR JAQUES WAGNER

Na honrosa condição de Comandante-em-chefe da gloriosa milícia de bravos, dirijo-me nesta data comemorativa aos jovens alunos dos Colégios da Polícia Militar, aos soldados em formação, aos praças e oficiais da ativa e da reserva; e muito especialmente às suas famílias. Nestes 185 anos de história, a Polícia Militar da Bahia tem se notabilizado como guardiã da sociedade. Sob a farda cáqui, cor símbolo da longa trajetória desta instituição, está a fibra de homens e mulheres capazes de atos e gestos heróicos em seu cotidiano para bem cumprir a sua nobre missão de garantir a paz e a tranqüilidade para uma terra que nasceu comprometida com os ideais de justiça, liberdade e solidariedade.

Vivemos uma quadra da história humana marcada pelas desigualdades sociais, que se aprofundaram ao longo de décadas. A violência que a todos preocupa, desde os moradores da mais longínqua comunidade interiorana até a grande metrópole, deriva, em grande medida, do inaceitável abismo entre ricos e pobres. Já avançamos muito na Bahia e no Brasil, mas ainda há muito por fazer, e isso nos custará longos anos até superarmos essa chaga brasileira. A Polícia Militar tem destacada missão a cumprir nessa longa e difícil marcha.

Se a desigualdade e a injustiça social, raízes mais profundas da violência, demandam tempo para sua superação, caberá a esta milícia de bravos a missão de assegurar a tranqüilidade necessária para que o trabalho de servidores públicos, de trabalhadores da iniciativa privada e dos empreendedores resulte numa Nação, no sentido mais pleno da palavra. Uma Nação que, como uma mãe zelosa, acolha cada recém nascido como promessa de uma boa nova. Uma Nação que oriente e forme seus jovens como faz um pai responsável e amoroso. Uma Nação que jamais desampare seus mais velhos, como faz, com dedicação, o filho bem criado.

Sei que estes sentimentos compõem a alma miliciana e nisso assento as minhas esperanças de que, juntos, haveremos de lograr êxito na missão. Cada um e cada uma de vocês, quando em serviço, representa o Estado responsável pela construção da Bahia e do Brasil que todos nós queremos. É uma grande responsabilidade e uma distinção que nos obriga a melhorar sempre em todos os procedimentos, especialmente nas situações de maior tensão.

Atento à demanda por segurança pública e compreendendo que o suprimento dessa demanda exige meios adequados, o Governo do Estado tem feito todo o possível para melhorar as condições operacionais da tropa. Seja no investimento na qualificação profissional, na recomposição do efetivo, na valorização da carreira de policial militar, ou reequipando as Unidades. E vamos continuar investindo na proporção em que nos permitam as condições reais do Orçamento do Estado.

Para manter a tranqüilidade enquanto transformamos a nossa difícil realidade social, devemos ter a Constituição Cidadã de 1988 como guia. Lá estão positivados todos os direitos e deveres dos filhos deste vasto Brasil. A democracia é o império da Lei, e a ela estamos todos comprometidos em juramento. O limite da autoridade, inclusive deste Comandante-em-chefe é a Lei. Respeitado este limite, cada um de nós deve fazer o que for necessário no cumprimento do dever.

No encontro de gerações de policiais militares que aqui se realiza, com certeza os mais velhos lembrarão de passagens gloriosas e também de acontecimentos dolorosos. Assim darão exemplos de bravura e dedicação à nobre carreira que abraçaram. É sob essa inspiração que desejo saudá-los neste dia.

Saudar e parabenizar os servidores públicos da Polícia Militar da Bahia, guardiões da caatinga, do cerrado, do sertão, litoral Norte, da Mata Atlântica e também da Região Metropolitana de Salvador. Saudar e parabenizar aqueles que dedicam suas vidas à proteção das nossas matas, dos nossos mananciais do precioso bem que é a água, à proteção do patrimônio maior ou menor que cada homem e cada mulher de bem alcançam pela via do trabalho honesto. Quero saudar e parabenizar os servidores encarregados de proteger sobretudo o nosso bem mais valioso: A VIDA!

Hoje é um dia especial. Hoje é dia de mais um aniversário de criação da Polícia Militar da Bahia. Com muito orgulho e alegria celebramos esta data junto aos amigos agraciados nesta oportunidade, e assim reiteramos o nosso compromisso de bem servir.

Parabéns Polícia Militar. Bahia berço do Brasil!

%d blogueiros gostam disto: