Governador deseja um Carnaval de paz, alegria e moderação

O governador Jaques Wagner dedica boa parte de seu programa de rádio Conversa com o Governador desta semana para falar sobre o Carnaval da Bahia com a recomendação de uma festa tranquila e de muita alegria, mas sem excessos. “Brinquem um carnaval de muita paz. Se beber, não dirija. Não vamos exagerar na bebida”, diz ao saudar baianos e turistas que vão participar da festa.

Wagner detalha os investimentos de R$ 50 milhões do Estado para garantir a infraestutura do Carnaval. Ele também revela a vinda da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e cita as viagens para Barreiras e Brasília ainda esta semana, além de desejar sucesso à nova presidente do Tribunal de Justiça, a desembargadora Telma Brito, que tomou posse nesta segunda (8).

O governador lembrou que metade dos investimentos no Carnaval foi aplicada na área da Segurança Pública com o uso de moderna tecnologia, de câmeras de vídeomonitoramento e mais de 16 mil policiais – só em Salvador. Entre as outras áreas em que o Governo do Estado destinou recursos estão a Saúde, a Cultura e o Turismo com receptivo, callcenter 24 horas e em três línguas, com guias espalhados pelas ruas do circuito. “É um momento alto, onde, mais uma vez, nós, baianos, vamos provar que com a nossa hospitalidade e com muito profissionalismo na organização vamos continuar fazendo a maior festa popular a céu aberto do mundo, que é o Carnaval de Salvador”.

Como forma de dotar a festa de grandes atrações e apoiar a organização de blocos de matriz africana, o Carnaval nos bairros, a programação no Pelourinho e os trios independentes, o governador pontua que o planejamento teve um foco bem definido, “garantir que o chamado folião pipoca – aquele que não teve dinheiro para comprar uma camiseta, um abadá – também tenha atrações sem corda, de tal forma que a nossa gente, os baianos e os turistas, possam se divertir”.

Ao fazer uma avaliação sobre o retorno que o Carnaval promove para a imagem da Bahia, o Turismo e a economia, Wagner enfatiza que as estimativas são bem otimistas quando o assunto é a geração de emprego e renda para a população. “Mais de 100 mil empregos gerados nesse período, de pessoas que vão trabalhar na festa. Os hotéis estão todos cheios. Para quem dirige táxi é importante, para quem trabalha em bares e restaurantes também”, enumerou.

Viagens – Apesar do clima de festa na Bahia, o governador acentua que a agenda de trabalho continua com viagens ao interior do estado para entrega de obras e serviços e à capital federal para busca de mais investimentos. Em Barreiras, na terça-feira (9), haverá a assinatura da ordem de serviço para início das obras do sistema de esgotamento sanitário e ampliação do abastecimento de água na cidade. “É uma obra da ordem de R$78 milhões. Na verdade, essa é maior obra dos últimos 50 anos em Barreiras, o que me orgulha muito porque o meu carinho pelo Oeste é muito grande”, reforça.

Já em Brasília, na quinta-feira (11), Wagner tem vários encontros com o Ministério de Minas e Energia, com o Supremo Tribunal Federal e com a Caixa Econômica Federal, em busca de mais recursos – particularmente no programa Minha Casa, Minha Vida. Tudo isso no mesmo dia do início do Carnaval de Salvador. “Espero que, mais uma vez, seja um carnaval de paz, mas a gente continua trabalhando muito”.

Nova presidente do Tribunal de Justiça – A mudança no mais alto posto do Judiciário baiano também é comentada pelo governador. “É a primeira vez na nossa história que, por duas vezes consecutivas, uma desembargadora, uma mulher, dirige o Tribunal de Justiça do nosso estado. Desejo à desembargadora Telma [Brito] toda luz, sorte e sabedoria para conduzir com maestria o nosso Judiciário baiano”.

O programa Conversa com o Governador é veiculado toda terça-feira pela rádio Educadora FM 107,5 Mhz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e pelo 0800-071-7328.

%d blogueiros gostam disto: