Atendimento oftalmológico gratuito chega a mais de 100 mil pessoas na Bahia

O maior programa itinerante de atendimento oftalmológico do país recebeu nesta terça-feira (12), no município de Itapetinga (a 570 km de Salvador), a visita do governador Jaques Wagner, que já considera o Saúde em Movimento uma das mais bem sucedidas iniciativas do governo na área de saúde. Nas instalações do colégio José Octávio Curvelo, o governador conversou um pouco com as pessoas atendidas pelos 130 médicos integrantes da equipe. Na oportunidade, Wagner também entregou para alunos do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA) assistidos pelo programa, óculos de grau, como uma forma de ajudar no complemento dos estudos.

Mas, o Saúde em Movimento não atende apenas os alunos do TOPA. Entre elas, o garoto Antônio Vinícius Rocha Silva, submetido a uma cirurgia de catarata congênita, que relatou ao governador as dificuldades que possuía para assistir tevê ou utilizar o computador. “Na lan house, ao usar o computador, precisava ficar de pé, rosto colado na tela. Agora, desse jeito que está agora, acho que tudo mudou”, confessou o menino, filho de Maria Alice Rocha Silva, que não continha o sorriso ao perceber que o governador baiano conversava com o pequeno Vinícius. Dona Maria é uma das 7 pessoas operadas da mesma família pelo programa Saúde em Movimento.

Após realizar 30 mil consultas, 3.645 cirurgias de catarata, 105 mil exames complementares e 6 mil cirurgias de pterígios nos municípios de Mortugaba, Caetité e Ituaçu, o programa Saúde Movimento passa dos 100 mil atendimentos e prevê assistir mais 24 mil pessoas no município de Itapetinga.

%d blogueiros gostam disto: